Loading...

sábado, 23 de abril de 2011

FIL0SOFIA SOBE AOS PALCOS


O Grupo Raízes do Porto, com 19 anos de trabalhos artísticos em Rondônia, prepara seu mais novo espetáculo - “O Viandante da Torre”. Contemplado com o Prêmio de Teatro Myriam Muniz 2009, a produção trará a filosofia de Nietzsche para os palcos.

Suely Rodrigues, diretora artística do grupo e diretora geral do espetáculo, diz que a ideia é aproximar o pensamento do filósofo alemão ao trabalho do homem atual. “Não queremos mostrar um espetáculo baseado na vida dele, algo como biográfico. Queremos aproveitar a filosofia de Nietzsche para entender como ela influencia o cotidiano do homem operário”, conta.

Alexandre Lemos e Odinaldo Silva são os atores do espetáculo, que passam por vários processos de trabalho para a montagem. A proposta se iniciou com Ivan Di Castela, ator de teatro radicado em Rio Branco - AC, com 30 anos de experiência, que utilizou da “desconstrução” dos atores para que entendessem o psicológico das personagens. A preparação corporal é de Juscimara Campos e Eli Gomes.

Atualmente o elenco estuda técnicas circenses com Natanael Prestes, formado pela Escola Nacional de Circo (RJ), fundador e atual presidente da Escola de Circo “Curumim” do Estado de Rondônia. O profissional aplica técnicas de alongamento e aquecimento físico, baseados em ritos tibetanos buscando a concentração, equilíbrio, flexibilidade, força e agilidade dos atores. Da capoeira Natanael traz a segurança, coordenação motora, afetiva e social, desenvolvimento de lateralidade, noções de tempo e espaço, ritmo e musicalidade. Os atores buscam ainda com Natanel, técnicas da Ginástica Rítmica como locomoção, postura e estética, da Ginástica de Solo, rolamento, parada de mão, parada de cabeça, ponte, flic-flac, reversão, saltos, acrobacias, além das técnicas circenses como equilibrismo e acrobacias.
Fonte:
http://www.diariodaamazonia.com.br/diariodaamazonia/index2.php?sec=News&id=10363

Nenhum comentário:

Postar um comentário