Loading...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

OS SIMPSONS E A FILOSOFIA




Uma divertida maneira de se transmitir o conhecimento filosófico. O livro é voltado tanto para docentes de Filosofia quanto para o público não-filósofo – mas amantes do conhecimento ou dos Simpsons.
Antes de entrarmos no modo como o livro se escreve, cabe lembrar que o autor do desenho animado, Matt Groenning, também é filósofo e buscou, para montar os roteiros de Os Simpsons, apenas nerds e pessoas com um vastíssimo universo cultural e erudito, donde talvez se explique o enorme sucesso da série mesmo entre acadêmicos e a mantenha, já há quinze anos, no horário nobre das televisões de diversos países do mundo.
Os autores aproveitam os arquétipos dos personagens do desenho animado mais famoso da atualidade para transmitir um pouco das idéias de grandes filósofos, como Aristóteles e Kant, de uma forma que torna a leitura muito mais aprazível e interessante.
Apenas para dar uma idéia do que os aguarda, logo de início temos um estudo das virtudes aristotélicas utilizando-se como pano de fundo o jeito Homer de ser; em seguida vemos Lisa Simpson representada como a antítese da cultura norte-americana. Sobre o Bart... bem, nada mais óbvio, o relacionaram a Nietszche.
Esses e muitos outros ensaios compõem Os simpsons e a Filosofia: o D’oh de Homer, um livro escrito por filósofos, mas não apenas para filósofos. Mas este não é o único livro de ensaios filosóficos que toma como tema um seriado de televisão. Willian Irwin teve essa tresloucada idéia, inicialmente, com relação ao seriado Seinfield, de onde nasceu o livro Seinfield and the Philosophy: A Book about Everthing and Nothing. A partir daí, ao verem que a idéia pegou, não pararam mais: a seinfield, seguiu-se Os Simpsons, Friends, e até mesmo um livro analisando a Filosofia através de pontes com idéias e conceitos jogados na trilogia Matrix.
Talvez não seja o livro mais recomendado para se adotado como livro didático, talvez não seja um livro de cabeceira para acadêmicos da área, mas com certeza é um excelente livro de apoio às aulas e um excelente primeiro contato para o grande público com a Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário