Loading...

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Estudantes açorianos gostam de Filosofia e valorizam a disciplina

A opinião é defendida por Emanuel Oliveira Medeiros, professor da Universidade dos Açores.

Baseado num estudo da Universidade dos Açores, o professor Emanuel Oliveira Medeiros afirma que a maioria dos jovens gosta de filosofia. e que "A filosofia é importante em todas as sociedades que se queiram democráticas e livres". Assim, segundo este justifica-se plenamente a criação do curso de "Filosofia e Cultura Portuguesa" no campus de Angra do Heroísmo da academia açoriana."A criação desye curso é muito relevante na Sociedade terceirense, do mesmo modo que é noutra ilha ou zona dos Açores e de Portugal no seu conjunto, enquanto partes de um Mundo que se quer sempre mais desenvolvido, culto, democrático e livre. Mas é importante que a Filosofia seja isso mesmo, isto é, que não negue, na prática, a sua própria essência e vocação" considera Emanuel Oliveira Medeiros.
O curso é lecionado a partir do próximo ano letivo e introduz a área de humanidades em Angra, como há muito vinha sendo reivindicado pelo campus.
Eduardo Oliveira Medeiros critica a privação de filosofia nas escolas de ensino profissional, que classifica como um "erro histórico". O professor acredita, no entanto, que a maior parte dos alunos gosta de filosofia e que reconhece a sua importância.O docente defende ainda que a Filosofia da Educação deveria ser uma disciplina obrigatória em todos os cursos do ensino superior que qualificam para a docência.
http://www.jornaldiario.com/ver_noticia.php?id=25389&sec=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário