Loading...

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

MATRIX: NEO x SÓCRATES


Neo e Sócrates

Por que as personagens do filme afirmam que Neo é “o escolhido”? Por que eles estão seguros de que ele será capaz de realizar o combate final e vencer a Matrix?
Porque ele eras um pirata eletrônico, isto é, alguém capaz de invadir programas, decifrar códigos e mensagens, mas, sobretudo, porque ele também era um criador de programas de realidade virtual, um perito capaz de rivalizar com a própria Matrix e competir com ela. Por Ter um poder semelhante ao dela, Neo sempre deconfiou de que a realidade não era exatamente tal como se apresentava. Sempre teve dúvidas quanto à realidade percebida e secretamente questionava o que era a Matrix. Essa interrogação o levou a vasculhar os circuitos internos da máquina (tanto assim que começou a ser perseguido por ela como alguém perigoso) e foram suas incursões secretas que o fizeram ser descoberto por Morfeu.
Por que Sócrates é considerado o “patrono da Filosofia”? Porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. Ele costumava dizer que era impelido por espírito interior (como Morfei instigando Neo) que o levava a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira de todas as coisas.
Sócrates andava pelas ruas de Atenas fazendo aos atenienses algumas perguntas : “O que é isso em que você acredita?”, O que é isso que você está fazendo?”. Os atenienses achavam, por exemplo, que sabiam o que era justiça. Sócrates lhes fazia perguntas de tal maneira sobre a justiça que, embaraçados e confusos, chegavam à conclusão de que não sabiam o que ela significava. Os atenienses acreditavam que sabiam o que significava a coragem. Os atenienses acreditavam também que sabiam o que eram a bondade, a beleza, a verdade, mas um prolongado diálogo com Sócrates os fazia perceber que não sabiam o que era aquilo em que acreditavam.
A pergunta “O que é?” era o questionamento sobre a realidade essencial e profunda de uma coisa para além das aparências e contra as aparências. Com essa pergunta, Sócrates levava os atenienses a descobrir a diferença entre parecer e ser, entre mera crença ou opinião e verdade.
Sócrates era filho de uma parteira. Ele dizia que sua mãe ajudava o nascimento dos corpos e que ele era um parteiro, mas não de corpos e sim de almas. Assim cimo sua mãe lidava com a matrix corporal, ele lidava com a matrix mental, auxiliando as mentes a libertar-se das aparências e buscar a verdade
.

14 comentários:

  1. Caro Nonato:
    Não sei quanto a você, mas eu gostei muito do filme Matrix e achei que ele realmente levantou interessantes questionamentos para o senso comum sobre o que é "realidade".
    Há um livro, que não sei se já leu, chamado "Matrix - bem vindo ao deserto do real", de William Irwin. Nele, o primeiro capítulo é justamente "Computadores, cavernas e oráculos: Neo e Sócrates".
    Acho que você gostaria. Se bem me lembro, entretanto, não há no tal capítulo algo como a sua percepção de que Neo, por criar realidades virtuais, poderia ter, ele também, a percepção de que estaria imerso em algo criado, que não a "realidade". Deste modo, só posso elogiá-lo pela boa percepção.
    Mudando de assunto... quero desejar-lhe boas entradas e um Feliz 2010!
    Espero contar com sua colaboração criativa e possíveis "correções de curso" dos posts do meu blog.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostei mt , me ajudou a fazer um trabalho SUPER importante.

    ResponderExcluir
  3. http://assets.naointendo.com.br/ckeditor_assets/pictures/4f74a8a5494aa110150001a3/Sylvester2.jpg

    ResponderExcluir
  4. http://assets.naointendo.com.br/ckeditor_assets/pictures/4f720248494aa11018000182/Imagem_Oculta.gif

    ResponderExcluir
  5. http://assets.naointendo.com.br/ckeditor_assets/pictures/4f6b6b61494aa11018000148/Festinha_Do_Amigo.jpg

    ResponderExcluir
  6. tem um texto igual no livro de ensino médio da Marilena Chauí

    ResponderExcluir
  7. tem um livro igual no 1º ensino medio...

    ResponderExcluir
  8. igual tah no meu livro...

    ResponderExcluir
  9. quem escreveu isso é um(@) puta de um(@)analfabeto(@)

    ResponderExcluir
  10. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir