Loading...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS


O Professor norte-americano Dr. Matthew Lipman, preocupado com a atuação precária de seus alunos, concebeu o Programa Filosofia para Crianças, dispondo-se a ampliar o desenvolvimento das habilidades cognitivas mediante discussões de assuntos filosóficos e propondo, com tais discussões, a introdução filosófica de crianças e jovens, no final da década de 60. A partir de 1976 o Programa Filosofia para Crianças, difundiu-se pelo mundo, sendo traduzido e colocado em prática em vários países. A finalidade é desenvolver as habilidades cognitivas dentro de um contexto significativo, através do diálogo. É através de procedimentos dialógicos que, se motiva o aprendizado de um pensar ponderado, inventivo, de uma maneira contextualizada e, também se elabora a construção do aprendizado da cidadania,através de uma convivência saudável, respeitando as idéias divergentes e a variedade cultural, onde as salas de aula são transformadas em pequenas comunidades de investigação.

Um comentário:

  1. Clara Maria disse...Em Portugal tb se lecciona Filosofia, como disciplina obrigatória, em todas as áreas no ensino complementar (10º e 11ª anos) o correspondente ao vosso ensino médio. Os conteúdos têm mudado mas não se ensina a história da filosofia, nem os grandes pensadores, se bem que se fale sempre de alguns deles como Sócrates, Platão, Descartes, Kant...
    Aqui a Filosofia é totalmente independente da História. Aliás sou licenciada em História e não tenho qualquer base de Filosofia.
    Maria

    ResponderExcluir