Loading...

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O QUE É ARTE?


Foto: Nietzsche pintado por Munch

A arte antes de tudo e em primeiro lugar embeleza a vida, portanto, fazer com que nós próprios nos tornemos suportáveis e, se possível, agradáveis uns aos outros.
Nietzsche.

3 comentários:

  1. É uma afirmação interessante, mas que não responde à pergunta inicial: "O que é arte?" Aliás, sequer ajuda na definição, se há uma definição, desse fazer humano.

    ResponderExcluir
  2. É uma afirmação interessante, mas não responde à pergunta inicial "O que á arte?. Aliás, sequer ajuda na definição, se há uma definição para este importante fazer humano.

    ResponderExcluir
  3. Caro Nonato:
    Mesmo concordando com a afirmação do Carlos Macedo, de que a pergunta resta não respondida, acho que a citação é muito representativa da "cabeça" do "bigodudo alemão". Aliás, estranho seria vê-lo responder uma pergunta dessas com um simples "conceito".
    Eu fico embaraçado até hoje com esta pergunta. Como resposta rápida eu adotaria a de Deleuze, que diz algo como "a obra de arte é algo que produz um percepto e um afeto". Entretanto, teríamos que "circunscrever" melhor a definição; afinal, há que se dizer que tem que ser um produto da técnica humana, com uma intenção estética e blá-blá-blá.
    O difícil, parece-me, é quando a "intenção estética" do autor só consegue produzir o tal "afeto" deleuziano para um grupo de "instruídos" naquele tipo de arte.
    Fico pensando que o efeito afetivo teria que ser mais "ingênuo", no sentido de menos "preparado".
    Mas, como eu disse, a arte ainda é um tema filosófico muito "polêmico" para mim.

    ResponderExcluir