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domingo, 25 de outubro de 2009

A Filosofia no Ensino Médio

A filosofia é uma disciplina que contribui de modo significativo para se alcançar as finalidades do Ensino Médio, estabelecidas no Artigo 35 da LDB, onde se destacam: a)“a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos” (inciso I); b)“a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo” (inciso II); c)“o aprimoramento do educando, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico” (inciso III); d)“a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos” (inciso IV). Há com certeza, uma contribuição decisiva da filosofia para o alcance dessas finalidades: ela nasceu com a declarada intenção de buscar o Verdadeiro, o Belo, o Bom. A despeito de uma transformação histórica no âmbito de sua competência explicativa- em parte devido à sua enorme fertilidade em gerar novos saberes-, o pensamento filosófico resiste precisamente porque não abandona seu motivo originário. (PCNs, p. 328). A filosofia é uma disciplina de tem a missão de auxiliar o jovem a se tornar lógico, crítico e mais reflexivo. Capaz de desenvolver competências e habilidades, a partir da leitura significativa de textos filosóficos e da problematização do conteúdo dos mesmos. Como também da capacidade de ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros. Além de elaborar por escrito todo o conhecimento apropriado de modo reflexivo. Assim, a filosofia pretende transformar a sala de aula numa verdadeira comunidade de investigação filosófica e curiosa, aberta e dinâmica. Desse modo o jovem terá condições de aprender a filosofar a partir da sua prática cotidiana, e assim exercer de modo pleno a sua cidadania.

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